Perspectivas

528824_4475913064701_1795178981_n

Dia seis de dezembro completarei sessenta e dois anos, e precisarei de muita virilidade em 2016. Primeiro, lançarei meu livro de estreia pela Giostri Editora, chamado Diáspora. Diáspora é uma metáfora que significa as minhas andanças pela poesia. Comecei pelo verso livre, aos vinte anos, influenciado por Pessoa, Maiakovski e Drummond. Depois fui muito influenciado pelos concretos e por suas traduções. E participei, no final dos anos 80, do grupo Quixote de Porto Alegre. Assim, passeei por todas as formas da poesia, até chegar, enfim, aos versos com métrica, finalmente, desde o soneto ao vilancete.
Mas não vou parar por aí. Estou apalavrado com Roberto Schmitt-Prym, da editora Bestiário, para lançar o segundo livro, que se chamará Até o P, que é um poema e ao mesmo tempo um título de livro, e do qual não constará nenhum soneto. Nunca poderei agradecer o bastante ao Ângelo Luís, pelo estímulo que sempre me deu, desde 2011, me estimulando e me ensinando, logo ele, que tem cerca de metade da minha idade, e que muito me ensinou.
Logo depois, lançarei meu livro de sonetos. Com todos os que escrevi, desde que comecei na métrica, incluindo alguns de pé quebrado.
Enfim, eu e Angelo Luís lançaremos em conjunto nosso livro de duploemas, que foi escrito em quatro mãos, coisa que apenas os antigos japoneses faziam, e com um adendo chamado de bestiário.
Não contente com isso, pretendo retomar a minha clínica psicanalítica, coisa que estou combinando fazer com Gaio Fontella, que interrompi em 2006, e retornar às hostes da APPOA (Associação psicanalítica de Porto Alegre), na qual ingressei em 1990. Voltar à clínica é um antigo projeto meu.
Além disso, continuar a trabalhar no TRE, Tribunal Regional Eleitoral de Porto Alegre. Que tal?

*

Francisco Settineri.

Deixe um comentário

